Conceito:
HTML e XHTML são as linguagens utilizadas na apresentação de páginas de internet. Basicamente, todas as páginas na web são na sua forma fundamental escritas em uma destas duas linguagens.
HTML (do inglês Hyper Text Markup Language) foi desenvolvido no início da década de 90 por engenheiros do laboratório CERN. Nos anos seguintes, houveram diversas atualizações da linguagem sendo a última especificação oficial a de versão 4.01, lançada no ano 2000.
XHTML (do inglês Extensible Hyper Text Markup Language) é considerado uma evolução do HTML por englobar todos os elementos da linguagem HTML, com algumas adições. A primeira versão da linguagem XHTML foi lançada 2000 sendo a última atualização a de versão 1.1 proposta em 2001. Por definição, XHTML possui as mesmas características de documentos XML.
Estas linguagens consitem de tags ou elementos envolvidos pelos caracteres '<' (menor que) e '>' (maior que) que modificam ou agregam propriedades do seu conteúdo. Em geral cada tag possui um finalizador consistindo do nome da tag precedido por uma '/' (barra). Por exemplo:
<strong>Texto em Negrito</strong>
Onde:
- <strong> é a tag que caracteriza o texto a seguir como devendo ser apresentado em negrito
- Texto em Negrito: é o texto a ser afetado pela tag
- </strong> é o terminador da tag, indicando onde as características de formatação terminam.
Note que nem todas as tags possuem um terminador. Em casos assim, na linguagem XHTML estas tags devem terminar com a '/' (barra) dentro da própria tag, por exemplo:
<br />
<br /> (quebra de linha) não possui um terminador, portanto a '/' (barra) é inserida dentro da própria tag inicial.
Esta mesma tag em linguagem HTML é simplesmente <br>.
Tags também podem ter atributos e cada atributo pode possuir diversos valores, alguns específicos, alguns definidos pelo autor da página. Por exemplo:
<p align="right">Texto justificado à direita</p>
onde:
- <p> é a tag padrão para indicar o início de um parágrafo
- align="right" é um atributo que indica que a tag <p> representa um parágrafo justificado à direita
- 'Texto justificado à direita' é o texto a ser apresentado e justificado (alinhado) à direita
- </p> é o terminador da tag
Uma outra diferença entre HTML e XHTML é que em HTML as tags, atributos e valores podem ser escritos em letras maiúsculas ou minúsculas. Na linguagem XHTML todas as tags, atributos e valores devem ser escritas em letras minúsculas e todos os valores devem ser envolvidos por haspas (").
Declaração:
Para caracterizar um documento como sendo HTML ou XHTML, a página de internet deve conter uma declaração do tipo de documento logo no início de seu código. Isto é feito através de uma tag especial chamada <!DOCTYPE>. Há também três tipos diferentes de variações de cada uma das duas linguagens, a saber:
- DTD Strict (Estrito): A página de internet pode conter apenas tags sem nenhum atributo de formatação. A página também não pode conter nenhuma tag marcada como obsoleta pela W3C (World Wide Web Consortium - entidade que regulamenta a linguagem HTML e XHTML). Neste tipo de página a formatação é obtida unicamente através de folhas de estilo em cascata (CSS).
- DTD Transitional (Transicional): A página de internet pode conter atributos de formatação bem como tags consideradas obsoletas.
- DTD Frameset: Trata-se de um tipo similar à DTD Transitional, sendo a principal diferença que páginas de internet neste formato se utilizam de frames no lugar da estrutura <body>.
DTD significa Document Type Definition (Documento de Definição de Tipo) e se refere a um arquivo onde cada uma das tags das linguagens HTML e XHTML são definidas. Na declaração da tag <!DOCTYPE>, um caminho para este arquivo deve ser especificado.
Compatibilidade:
Todos os navegadores modernos são compatíveis com as linguagens HTML e XHTML, no entanto a organização W3C recomenda que novas páginas de internet sejam criadas utilizando-se a linguagem XHTML Strict.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
contribua com uma idéia, escreva aqui: